lunes, 21 de enero de 2008

XI FÁBRICA DE IDÉIAS

De: Fátima Valdivia del Rio - fativ32@yahoo.es
Fecha: Vie, 18 de Ene, 2008 1:30 pm
Asunto: XI FÁBRICA DE IDÉIAS



EDITAL XI FÁBRICA DE IDÉIAS
Publicada em 15-01-2008

O CEAO anuncia a realização, pelo décimo primeiro ano consecutivo, do Curso Fábrica de Idéias, um Curso que visa contribuir para o treinamento de pesquisadores que estudam processos de racialização e formação de identidades étnicas. Ênfase especial é dada às relações branco-negro e à produção de culturas negras na América Latina, África e diáspora africana. O Curso adota uma perspectiva comparativa, explorando vários aspectos das relações raciais a partir do contato com a produção intelectual brasileira e internacional, e espera promover o intercâmbio de estudantes e professores de diversas regiões do Brasil e de outros países, sobretudo no eixo Sul-Sul.

Desde 2005, cada edição do Curso Fábrica de Idéias aborda um tema central. No XI Fábrica de Idéias o tema é “Cidadania, Direitos Humanos e Processos Identitários – uma perspectiva internacional”.

O Curso Fábrica de Idéias será realizado no CEAO, em Salvador, Bahia, e na cidade colonial de Cachoeira, também no Estado da Bahia, de 04 a 29 de agosto de 2008, com carga horária semanal de 40 horas. O curso constará de aulas expositivas, grupos de estudos e leitura, palestras e seminários temáticos. Durante o curso os alunos escreverão um ensaio sobre seus próprios projetos de pesquisa. Espera-se dos alunos a leitura da bibliografia obrigatória e ativa participação nas discussões, constituída em grande parte por textos em inglês. Os participantes deverão incorporar seus interesses de pesquisa aos debates, mas não será possível analisar exaustivamente o conteúdo das pesquisas de cada aluno. Os estudantes serão encorajados a expor seus projetos de pesquisa em todos os módulos do curso, e ainda haverá um deles dedicado à discussão dos projetos individuais. As aulas serão ministradas em português, espanhol e inglês com tradução simultânea. Por isso é exigida a proficiência em um destes idiomas.

Serão escolhidos 30 candidatos para participar na Fábrica de Idéias, através de um processo seletivo internacional. No Brasil será dada preferência a candidatos das regiões nordeste, norte e centro-oeste, assim como a afro-brasileiros.

Os participantes receberão passagem, hospedagem, alimentação e material didático. Os residentes em Salvador receberão somente alimentação e material didático. No final do curso os estudantes desfrutarão de uma excursão de um dia pelo Recôncavo – a baía que rodeia Salvador.


A permanência dos alunos no curso estará condicionada a avaliações semanais que levarão em conta freqüência e participação. Será conferido certificado àqueles que apresentarem desempenho satisfatório.

O CURSO SERÁ DIVIDIDO EM 8 MÓDULOS:

Módulo 1
From Plantation to the Prison System

Profª. Drª. Angela Davis (University of California at Santa Cruz)

Módulo 2
Apresentação de Projetos

Profª. Drª. Ângela Figueiredo e Profª Drª Maria do Rosário de Carvalho (UFBA)

Módulo 3
Direitos Humanos e Multiculturalismo

Prof. Dr. Boaventura Sousa Santos (Universidade de Coimbra)

Módulo 4
Ciudadania y derechos humanos em la edad de la Globalización y de la Exclusion

Prof. Dr. Enrique Dussel (Universidad Autónoma de México –UAM)

Módulo 5
Citizenship, Globalization and Exclusion: new modes in the politics of belonging in different parts of a globalizing world

Prof. Dr. Peter Geschiere (University of Amsterdam)

Módulo 6
Cidadania e Direitos Humanos no Brasil

O módulo será ministrado por professores brasileiros ainda a serem definidos

Módulo 7
Race, Identity and Citizenship: from Apartheid to Post-Apartheid in South Africa

Profª. Drª. Debora Posel (University of Witwatersrand, South Africa)

Módulo 8
Metamorfoses da(s) cidadania(s) africana(s)

Prof. Dr. Severino Ngoenha (Universidade de Lausanne, Switzerland)

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Os candidatos deverão ter formação pós-graduada ou equivalente. Uma comissão fará a seleção com base na documentação e suas decisões serão definitivas.

Os interessados em participar deverão preencher o formulário on line disponível no site www.fabricadeideias.ufba.br. O formulário poderá ser preenchido em português e espanhol ou na versão em inglês.

No preenchimento deste formulário, deve-se prestar atenção para:

- Uma carta (no máximo duas laudas) que exponha os motivos do interesse pelo curso e descreva em que medida este contribuirá para a formação do candidato e desenvolvimento da pesquisa;

- Curriculum Vitae resumido (no máximo 5 laudas), no formato Lattes para os brasileiros.

- Uma síntese do projeto de pesquisa com no máximo 5 laudas (espaço simples, fonte Times New Roman 12) incluindo a bibliografia utilizada no resumo do projeto que será discutido no primeiro módulo do curso.

- Cópia de um artigo, ou um capítulo da dissertação ou da tese de doutorado.


Fábrica de Idéias

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: fabrica@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br/fabrica

No hay comentarios: